Projeto UCA


O Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) contempla entre suas metas a disseminação do uso pedagógico da tecnologia digital. As ações previstas inserem-se no contexto político-pedagógico de qualificação da educação, construção das competências amplas da cidadania e do desenvolvimento humano.

Uma das metas do PDE é a instalação de computadores em todas as escolas públicas, aliada à formação de recursos humanos envolvidos com a educação pública brasileira, bem como prover conexão à internet banda larga para todas as escolas públicas do país, com velocidade igual ou superior a 1 megabyte por segundo, de forma gratuita até o ano de 2025.

Nessa direção da inserção de tecnologias nas escolas públicas pelo MEC, o esforço atual é acrescido do desafio de disseminar e promover o uso pedagógico do laptop educacional, estabelecido no Projeto Um Computador por Aluno (UCA).

O governo federal propõe o Projeto UCA como uma nova forma de utilização das tecnologias digitais nas escolas públicas brasileiras, balizada pela necessidade de: (a) melhoria da qualidade da educação; (b) inclusão digital; (c) inserção da cadeia produtiva brasileira no processo de fabricação e manutenção dos equipamentos.

As ações previstas pelo projeto UCA não só se inserem no PDE como se integram ao Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Pro Info) do Ministério da Educação, com o aproveitamento das iniciativas e bases existentes de gestão e formação estruturadas nos sistemas Núcleos estaduais e municipais de Tecnologia Educacional - NTE/M, descentralizados e distribuídos geograficamente, devendo se beneficiar das redes de formação de professores e dos núcleos de pesquisa em instituições de ensino superior.

Este projeto se insere na fase II do Projeto UCA, que consiste nos projetos-piloto, desencadeada a partir da aquisição, pelo Ministério da Educação, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE, de 150 mil equipamentos portáteis, que estão sendo denominados de laptops educacionais, para a execução de um projeto plural, constitutivo dos sistemas públicos de ensino dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, em escolas públicas localizadas nas áreas urbana e rural.

Desse modo, os projetos-piloto deverão ser implementados em 300 escolas públicas, distribuídas em todas as unidades da federação, selecionadas segundo os Secretários Estaduais de Educação, a Undime – União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação e a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação.
       
As outras ações que compõem a fase II, a serem contempladas, de modo assegurar o desenvolvimento correto e pleno do Projeto UCA são:
    • a implementação de processo de capacitação de recursos humanos envolvidos com a operacionalização dos projetos-piloto;
    • a implementação de processo de acompanhamento e a avaliação de desempenho dessa fase, que permitam valorar o impacto do laptop educacional conectado no processo educacional em termos pedagógicos e organizacionais para a melhoria na qualidade do ensino e da aprendizagem e inclusão digital da comunidade escolar; e
    • a implementação de processo de pesquisa, que seja capaz de identificar práticas pedagógicas inovadoras com o laptop educacional e desenvolver referenciais da mudança curricular necessária à escola no contexto da sociedade do conhecimento.
A implantação e execução do Piloto consistirão, portanto, em uma oportunidade de conhecer a realidade do uso do laptop educacional num contexto escolar mais amplo, adequado às peculiaridades dos diversos projetos pedagógicos com efetivas soluções contextualizadas, que possam ser úteis para todo sistema público de ensino voltado à busca do caminho de uso/aplicação em relação à disseminação das inovações pedagógicas aliadas às tecnológicas.

Tais ações necessitam serem desenvolvidas por meio de metodologias adequadas, que podem ser executadas com a cooperação da Universidade Federal da Paraíba, que tem larga experiência em projetos que envolvem as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e, por esse motivo, pode contribuir de forma significativa para ampliar os aspectos considerados na concepção do projeto, na elaboração da proposta de formação e na avaliação do mesmo.

Em todos esses pilares a Universidade Federal da Paraíba pode se destacar como colaboradora efetiva do projeto, em razão da competência dos seus especialistas em formação de agentes educacionais em TIC e avaliaçãoA experiência da equipe de coordenadores de curso, formadores e tutores da Universidade Federal da Paraíba com projetos que envolvem as TIC, habilita a contribuir de forma significativa para ampliar os aspectos considerados na concepção do projeto, na elaboração da proposta de formação e na avaliação do mesmo.

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